Treinamento para nova versão do prontuário eletrônico acontece na UNIFAE
Na próxima quinta-feira (26) colaboradores da área de saúde de São João da Boa Vista passarão por atualização da plataforma, que foi reformulada
As novas tecnologias e as mudanças contínuas do mercado de trabalho têm despertado uma forte demanda por aprimoramento profissional. Por isso, o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), junto a equipe do SALUTE – plataforma de gestão da saúde pública - vão realizar, na próxima quinta-feira, dia 26, um treinamento sobre a nova versão da plataforma, que é utilizada na rede municipal de saúde da cidade de São João da Boa Vista.
Os treinamentos têm como público-alvo colaboradores na área da saúde, entre eles médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, auxiliares administrativos, auxiliares de enfermagem, auxiliares odontológicos, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que tenham acesso. Na semana passada, de 16 a 20 de julho mais de 220 profissionais também foram treinados para utilizar a plataforma.
E essa semana, será a vez de todos os colaboradores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Especialidades, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Serviço de Pessoal, Coordenadoria de Programas, Expediente, Vigilância Epidemiológica (VE) e Vigilância Sanitária (VISA).
Na recente atualização, a plataforma foi reformulada e trouxe novas funcionalidades, que agilizam ainda mais o acesso à informação do paciente. Essa versão trará benefícios para todos que utilizam a plataforma. Por exemplo: a gestante poderá ter um acompanhamento mais detalhado da sua gestação pelo médico, desde o cartão pré-natal até o acompanhamento do crescimento do bebê no sistema.
Os médicos poderão ter acesso à lista de problemas do cidadão, com uma posição se o mesmo foi resolvido ou não, além de detalhes da enfermidade, que permitirá um diagnóstico mais rápido e preciso de acordo com o histórico do paciente. A prescrição de medicamentos, inclusive de remédios controlados, poderá ser feita seguindo os padrões recomendados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério da Saúde.
Foi desenvolvido também o odontograma digital, que é um grande diferencial e uma ferramenta essencial para os Dentistas. Eles terão acesso a uma visão detalhada e precisa da evolução dos tratamentos odontológicos, com a particularidades por dente e por face do paciente. Todas essas melhorias visam dar uma atenção completa ao paciente e proporcionar maior acesso à informação para que os profissionais realizem diagnósticos mais apurados e assertivos.
"O prontuário eletrônico contribui muito com o acesso a informação do nosso cliente, e com essa nova versão, teremos informações mais detalhadas e precisas. Investimos sempre em tecnologias e treinamentos de aprimoramento para os nossos colaboradores, pois acreditamos que uma equipe bem treinada resulta num atendimento de qualidade aos moradores de São João", afirma Fábio Ferraz, Chefe do Setor de Educação e Comunicação do Departamento Municipal de Saúde, de São João da Boa Vista.
O prontuário eletrônico é uma plataforma implantada e gerenciada desde 2013 pela empresa Salute, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde. Graças ao sistema, os cidadãos podem agendar suas consultas diretamente em uma unidade de saúde ou por telefone. Já os funcionários têm acesso pela internet, por meio de computadores e smartphones. Dessa forma, é possível evitar filas por atendimento na rede básica de saúde, de forma ágil e moderna.
Além disso, São João da Boa Vista se tornou o primeiro município da região a contar com o prontuário eletrônico, o que permite obter todo o histórico do paciente, com melhor acompanhamento de sua saúde. Por meio do sistema, é possível registrar todo o processo de atendimento desde a chegada do paciente à Unidade de Atendimento, passando pelo diagnóstico do médico, do dentista, do psicólogo e do enfermeiro; distribuição de medicamentos e controle de todos os demais insumos e instrumentos utilizados pelo departamento. A realização de exames e a disponibilização dos resultados vão diretamente para o prontuário podendo ser acessado a toda e qualquer consulta médica, além do controle de agendamentos locais e para unidades de terceiros. Com este novo método já foram registrados mais de 2,4 milhões de atendimentos à população.